Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Parceria entre a STAS e Instituto Elisabetha Randon beneficia crianças em vulnerabilidade social em Caxias do Sul

Publicação:

Por Cristina Pozzobon

Nesta terça-feira, 5, foi assinado o Termo de Compromisso entre a Secretaria do Trabalho e Assistência Social (STAS), o Instituto Elisabetha Randon e o Centro Universitário UNIFTEC, para o desenvolvimento conjunto do projeto “Programando o Futuro” – Randon, de programação e robótica, através do uso de metodologia e qualificação de educadores sociais. O projeto que terá o recurso de R$ 189.256,00, vai atender 40 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social em Caxias do Sul.

O financiamento ocorre por meio da Lei da Solidariedade, que instituiu o Programa Estadual de Apoio à Inclusão e Promoção Social, Lei nº 11.853/02.

Na mesma ocasião, foi assinado o Termo de Manifestação de Interesse do Grupo Randon para a realização do Projeto “Florestar: Plantando o Futuro”, voltado à educação e à conservação ambiental, que prevê trilha ecológica e plantio de mudas nativas.

Estiveram presentes no encontro, na sede da diretoria do Grupo Randon, Sérgio Carvalho, CEO da Área de Autopeças da Corporação, Maurien Randon Barbosa, presidente do Instituto Elisabetha Randon, Sr. Cláudio Meneguzzi Jr., reitor da UNIFTEC e a secretária da Assistência Social, Regina Becker. “Parcerias entre governo, entidades sociais e empresários são fundamentais na busca de alternativas e soluções para o enfrentamento da crise econômica e social que passa o nosso País. Para a juventude, que já experimenta uma revolução nos modos de trabalho, é essencial se qualificar adquirindo novas habilidades”, afirma Regina Becker que participou da assinatura do Termo.
A presidente do Instituto Elisabetha Randon, Maurien Randon Barbosa, falou do compromisso social e da relevância do projeto como estimulo aos jovens a assumirem papel de integração e interação com um mundo que vem sofrendo impacto cada vez maior da tecnologia.

Regina Becker apresentou, ainda, proposta da STAS para nova parceria com o Grupo Randon e com o Instituto, para que em 2020 possam financiar, nos territórios do RS Seguro, o Programa Tô Ligado! Conectando Trajetórias, em Caxias do Sul. O foco são os jovens e ações de reforço de aprendizagem e desenvolvimento de habilidades de programação e de uso de novas tecnologias.

Texto: Cristina Pozzobon
STAS - Secretaria do Trabalho e Assistência Social