19ª Semana da Alimentação RS

WhatsApp Image 2021 10 11 at 12 09 58
19ª Semana da Alimentação RS

A 19ª SEMANA DA ALIMENTAÇÃO RS – 2021 acontecerá em todo o Estado do Rio Grande do Sul de 11 a 17 de outubro de 2021, com o tema “A (IN)SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL NO CONTEXTO DA FOME E DO DIREITO HUMANO À ALIMENTAÇÃO”.

Além de oportunizar uma reflexão sobre as realidades políticas, sociais e econômicas da atualidade, a 19ª Semana da Alimentação RS pretende aprofundar debates sobre o aumento das situações de insegurança alimentar e nutricional, agravadas em decorrência da pandemia, bem como estratégias e ações integradas no enfrentamento a esse cenário. As ações de combate à fome, as políticas públicas voltadas para garantia do Direito Humano à Alimentação e à Nutrição Adequadas (DHANA) e a promoção de uma alimentação adequada e saudável são temas importantes a serem discutidos na Segurança Alimentar.

A Semana da Alimentação do Rio Grande do Sul é uma celebração ao Dia Mundial da Alimentação, instituído em 16 de outubro, pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO).

Com a participação de diversas entidades e instituições, constitui-se em um amplo programa que abriga, além da temática estabelecida pela FAO, outras importantes manifestações, debates e encaminhamentos a respeito da Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável.

O público da Semana é composto, em geral, por profissionais da área da Saúde e da Segurança Alimentar e Nutricional, docentes, estudantes, lideranças comunitárias, membros dos Conselhos Estaduais e Municipais de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável e outros conselhos afins, gestores públicos e demais pessoas e entidades atuantes e interessadas nos princípios, diretrizes e a aplicação da Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável.

Atividades da 19ª Semana da Alimentação 2021

Em função da pandemia da Covid-19 e das recomendações vigentes até o momento, os promotores da Semana optaram em manter as atividades de Abertura Oficial (11/10), Comemoração do Dia Mundial da Alimentação e Praça de SAN (16/10) nas versões on-line (virtuais).

As entidades, públicas e privadas, interessadas em participar da Programação da Semana da Alimentação 2021, poderão propor projetos e atividades como:

• rodas de conversas;

• seminários;

• feiras;

• ações culturais;

• lives ou webinares;

• entre outras.

As atividades terão o propósito de refletir e debater sobre as questões que envolvem o aumento da fome e da insegurança alimentar com reflexos no direito humano a uma alimentação adequada e saudável.

A participação das Entidades e Instituições pode ocorrer de duas formas:

1) Atividades autogestionáveis propostas e realizadas pela própria Instituição/Entidade, presencial ou virtual, durante a Semana de 11 a 17 de outubro e em função do Dia Internacional da Alimentação. As atividades serão incluídas e divulgadas na programação da Semana da Alimentação RS, nas redes sociais;

2) Uma atividade curta, de aproximadamente 20 à 30 minutos, na modalidade virtual, para ser transmitida durante a praça de SAN, que ocorrerá ao longo do dia 16 de outubro.

Inclusão de atividade na programação oficial da 19ª Semana da Alimentação RS

As Entidades e Instituições interessadas em propor atividades para compor a programação oficial da Semana da Alimentação RS 2021 deverão preencher, preferencialmente até 01/10/2021, o formulário de inscrição no link: FORMULÁRIO DE CADASTRO DE ATIVIDADES.

Mais informações no site: Semana da Alimentação RS

Participe e seja parceiro da Semana!

SICDHAS - Secretaria da Igualdade, Cidadania, Direitos Humanos e Assistência Social