Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Live apresenta 18ª Semana da Alimentação RS/2020

Publicação:

live consea
1
Por Asscom/Stas

Ocorre, nesta quarta-feira (16/09), às 16h30, a live de apresentação da 18ª Semana da Alimentação RS (SEMA RS) para debater as estratégias e ações integradas de segurança alimentar e nutricional em tempos de pandemia. O evento é promovido pela Secretaria do Trabalho e Assistência Social (STAS), Fórum Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (FESAN/RS), Conselho Regional de Nutricionistas 2ª Região (CRN 2), Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável do RS (Consea-RS) e Associação Riograndense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RS-Ascar).

O encontro on-line conta com a presença da nutricionista e chefe do Departamento de Divisão de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria do Trabalho e Assistência Social, Alessandra Gomes; nutricionista, vice-presidente do Consea-RS e representante da AGAN, Lisete Griebeler Souza; nutricionista e conselheira tesoureira do CRN 2; pedagoga, especialista em Educação e coordenadora colegiada do FESAN-RS, Eliane Pereira Brochet e nutricionista e extensionista rural da Emater/RS-Ascar, Leila Ghizzoni.

SEMA RS 2020

A SEMA RS ocorre de 12 a 18 de outubro e conta, nesta edição, com a temática “Segurança Alimentar e Nutricional: Estratégias e Ações Integradas em Tempos de Pandemia”. Em virtude das recomendações de distanciamento social. Os promotores do evento estão adaptando para versões virtuais as atividades de abertura oficial, no dia 13 de outubro, de comemoração do Dia Mundial da Alimentação, no dia 16 de outubro e praça de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), no dia 18 de outubro.

Serão apresentados projetos e atividades como: rodas de conversas, seminários on-line, feiras virtuais, ações culturais e lives com o objetivo de reflexão e debates sobre o tema. Nesta edição, o objetivo é identificar os desafios, dificuldades e alternativas desde a produção dos alimentos, passando pela comercialização até o consumo, bem como as adequações necessárias em políticas públicas e procedimentos em tempos de pandemia.

Além de oportunizar uma reflexão sobre as realidades políticas, sociais e econômicas da atualidade, a 18ª Semana da Alimentação RS pretende aprofundar debates sobre o aumento das situações de insegurança alimentar e nutricional agravadas em função da pandemia do novo coronavírus, além de estratégias e ações integradas. Serão disponibilizados subsídios para que as (os) participantes direcionem suas escolhas alimentares para uma alimentação adequada e saudável, enfatizando a importância da utilização de alimentos frescos, in natura ou minimamente processados, da biodiversidade e da estação, de produção orgânica e agroecológica e outros fatores que promovam a saúde.

As entidades interessadas em propor atividades para compor a programação deverão preencher o formulário até o dia 2 de outubro.

STAS - Secretaria do Trabalho e Assistência Social