Parceria entre STAS e Unimed Central RS traz recursos para atendimento da população em situação de rua no Estado

Assinatura do Termo de Compromisso, no âmbito do Pró-Social, ocorreu na manhã desta quarta-feira (15/07)

Imagem da secretária Regina Becker durante o ato
A Secretaria do Trabalho e Assistência Social (STAS) assina o Termo de Compromisso com a Unimed Central – RS - Foto: Felipe Farias
Por Carolina Zeni/Ascom Stas

Populações mais vulneráveis do Rio Grande do Sul, especialmente a população em situação de rua, serão beneficiadas a partir de uma parceria firmada pela Secretaria do Trabalho e Assistência Social (STAS), nesta quarta-feira (15), com a Unimed Central RS. A assinatura do Termo de Compromisso tem em seu escopo o financiamento de projetos sociais definidos pelo plano de contingência da STAS no enfrentamento à covid-19. O recurso, no valor de R$ 1 milhão, no âmbito do Programa de Apoio à Inclusão Social – Pró-Social, é o terceiro aporte ao Fundo Estadual de Apoio à Inclusão Produtiva – FEAIP. O total de recursos autorizados deve chegar a R$ 8 milhões, 100% incentivados por renúncia fiscal do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), conforme Lei nº 11.853/2002.

A reunião on-line contou com a participação da secretária do Trabalho e Assistência Social, Regina Becker; integrante da Câmara Técnica do Pró-Social, Carmem Reis; secretário de Governança e Gestão Estratégica e Planejamento, Orçamento e Gestão, Claudio Gastal; governador do Estado, Eduardo Leite; presidente da Unimed Central RS, Jorge Guilherme Robinson; vice-presidente de Relações Institucionais da Unimed Federação RS, Manoel Pitrez Filho; diretor administrativo do Instituto Unimed, Alcides Mandelli Stumpf e o assessor da diretoria do Instituto Unimed RS, Carlos Suñol.

De acordo com a secretária Regina Becker, a Unimed serve de exemplo para a sociedade que empreende em momentos tão difíceis para a sustentabilidade econômica do Rio Grande do Sul. “Essa visão de responsabilidade social merece o nosso respeito, admiração e gratidão. Esses recursos serão utilizadas em projetos de extrema importância para o Estado. Temos certeza que é somente o início de uma parceria com a Unimed, que tem o reconhecimento pela participação e por acreditar que com políticas públicas podemos transformar a vida das pessoas que mais precisam”, afirmou.

"Esse projeto mostra que estamos todos juntos, governo e sociedade. Não há uma divisão entre dois lados do balcão, em que o governo esteja de um lado e a sociedade do outro, e aqui vemos um exemplo dessa efetiva compreensão. Esse projeto significará melhoria de qualidade de vida para pessoas que realmente precisam. Além de promover cuidados nesse tempo de frio, são projetos para resgate de dignidade, autonomia e reinserção dessas pessoas", detalhou o governador Eduardo Leite.

O presidente da Unimed Central RS, Jorge Guilherme Robinson, agradeceu a oportunidade da cooperativa poder participar do programa e direcionar os recursos de ICMS de uma maneira importante. “Isso está na índole do sistema cooperativo: a solidariedade e o compromisso com a comunidade. Em nome de todo o sistema Unimed, eu agradeço, por podermos firmar este compromisso com o governo na questão tributária.”