Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

STAS e FGTAS divulgam resultado do concurso Motivos Infantis – modalidade aberta

Publicação:

card do artesanato gaúcho
Concurso de valorização do artesanato gaúcho

A Secretaria de Trabalho e Assistência Social (STAS) e a Fundação Gaúcha de Trabalho e Ação Social (FGTAS) divulgam o resultado da modalidade aberta do Concurso de Valorização do Artesanato Gaúcho - Motivos Infantis. A lista completa está disponível no site.

Ao todo, 53 produtos estavam inscritos no concurso. O coordenador do Departamento de Promoção de Desenvolvimento Social (DPDS) da FGTAS, Denis Costa, explica que a avaliação popular considera a representatividade cultural e popular dos artesãos nas regiões funcionais do Estado do Rio Grande do Sul, através da mensuração dos números de acesso/visualização ao blog (www.artesanatogaucho.rs.gov.br) e compartilhamento na página do evento no Facebook (http://bit.ly/expoargs2020).

O produto mais acessado no blog foi o saco de bebê da artesã pelotense Zélia dos Santos de Lima. “A satisfação, alegria e orgulho que estou sentindo por esse reconhecimento são imensas. Saber que muitas pessoas conheceram meu trabalho realmente não tem preço. Fico extremamente feliz”, afirma. O artesanato entrou na sua vida em 1973. A primeira peça que produziu foi uma colcha com detalhes em alto relevo. Hoje, trabalha com crochê e tricô. “O crochê é uma benção, uma terapia que muitos devem praticar. É uma companhia que pode levar para onde você for e é a cura para muitos males”, completa.

Os produtos vencedores são expostos em espaços de destaque no blog da 1ª Exposição Virtual de Produtos de Artesanato do RS - www.artesanatogaucho.rs.gov.br, que ocorre de 8 de setembro a 26 de dezembro de 2020.

O evento virtual é uma alternativa à 37ª Expoargs, maior feira de artesanato gaúcho que foi cancelada devido à pandemia e era realizada anualmente pela FGTAS, através do Programa Gaúcho do Artesanato (PGA), simultaneamente à Expointer, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.

PGA

O Programa Gaúcho do Artesanato incentiva a profissionalização e fomenta a atividade artesanal com políticas de formação, qualificação e apoio à comercialização. É responsável pela emissão da Carteira de Artesão, que viabiliza a isenção de ICMS para a circulação de produtos, a emissão de notas fiscais e a exportação de produtos como pessoa física, além da participação de exposições e feiras para comercialização dos produtos. É desenvolvido pela Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), instituição vinculada à Secretaria Estadual de Trabalho e Assistência Social (STAS).

STAS - Secretaria do Trabalho e Assistência Social